Dica De Livros :)

  • A Culpa É Das Estrelas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

BOLO DE ANIVERSÁRIO PARA CÃO


Para quem está pensando em fazer uma festa de aniversário para o seu cachorrinho aqui está a receita do bolo de aniversário e as dicas do q pode ou n pode ter.

Um petisco que os cães costumam adorar é o bolinho de iougurte. Além de ser delicioso, ele é fácil de preparar. Vamos à receita:
Uma xícara de farinha de trigo
Uma xícara de farinha de trigo integral
Um terço de xícara de mel
Uma colher e meia de chá de fermento em pó
Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
Meia colher de chá de canela
Uma xícara de suco de maçã sem açúcar
Dois ovos
Uma xícara de iogurte natural
Pré aqueça o forno em temperatura média (180 graus), enquanto bate todos os ingredientes na batedeira e despeje a massa em uma assadeira média ou forminhas de muffin.
Asse por 35 minutos ou até que você possa espetar um palito e ele saia seco.
Para rechear ou fazer uma boa cobertura você pode usar iogurte natural com pedaços de frutas (maçã, banana ou frutas vermelhas), cream cheese light ou alfarroba, fruto do mediterrâneo  (encontrado em casa de produtos naturais) muito parecido com o cacau e com o mesmo efeito do chocolate, mas que não contém cafeína nem teobromina, presentes no chocolate e que são nocivos aos pets. Nunca use chocolate na receita!
É importante lembrar que estes agrados só podem ser consumidos por cães saudáveis, sem alergias ou obesidade. Para não ter erro é sempre bom acostumar o nosso pet com receitas bem simples com ingredientes frescos, integrais (farinha de trigo integral, flocos de aveia, farinha de arroz, germe de trigo, etc.) e orgânicos.
Evite tabém condimentos como sal ou açúcar. Use mel ou melado de cana para adoçar o bolo. O uso de canela, cravo, gengibre ou baunilha para dar um gostinho está liberado! E claro, seja prudente na porção. Mini bolinhos são uma ótima alternativa para controlar o apetite do seu cão e evitar vômitos ou diarreias. 

Parecer veterinário: os ingredientes da receita não oferecem potencial problema para os cães. É importante lembrar que, eventualmente, alguns cães podem apresentar "alergia" a algum ingrediente, mas as chances são mínimas. A prática de oferecer doces aos cães deve ser minimizada. Um pedaço de bolo a cada aniversário não oferece problema do ponto de vista nutricional. Mas o exagero ou o consumo diário pode se tornar um problema. Muitas pessoas até justificam: "mas ele só come um pãozinho francês!". Um pão francês tem aproximadamente 50g de carboidratos, e se um cão médio, um Cocker Spaniel, por exemplo, consome cerca de 200g/dia de uma boa ração, 50g de carboidratos vão realmente desbalancear a dieta. Quanto à colocação da Sra. Renata Vargas, realmente cães têm problemas com a teobromina (presente nos chocolates) e deve ser evitada. Outro tempero muito comun é o alho, que também deve ser evitado para cães e gatos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário