Dica De Livros :)

  • A Culpa É Das Estrelas

sábado, 1 de dezembro de 2012

Animais de estimação precisam de proteção solar

Pois é,muita gente não sabe disso mas hoje no mercado já existem produtos pra proteger a pele do seu bichinho.Mas é raro achar algum barato e bom.

Cães e gatos ficam muito perto do chão e o reflexo do sol que vem do piso pode ser ainda mais prejudicial do que para as pessoas.

Mas a necessidade de proteger a pele dos raios nocivos não vale só para humanos. Os animais, cuja estrutura cutânea, embora coberta de pelos, também é bastante suscetível à ação das radiações UVA e UVB, também precisam ser submetidos a cuidados especiais.
Cães e gatos de todas as espécies são afetados por raios solares. Mas os de pele mais clara e especialmente os albinos, que apresentam o focinho e as orelhas – áreas mais expostas – despigmentados, são sérios candidatos a dermatites solares e cânceres de pele. Este último, mais grave, pode se apresentar como uma ferida que não cicatriza, apesar das várias tentativas de tratamento.
Segundo o veterinário Rogério de Hollanda, a aplicação do protetor solar no pet pode ser feita na com um produto na forma de spray ou creme, principalmente nas pontas das orelhas, no focinho e nos testículos (caso o animal seja macho). Se ele adora ficar exposto ao sol, é aconselhável aplicar o produto também na barriga e em qualquer parte do corpo com pouco pelo. “Os animais predispostos ao câncer de pele não devem ficar muitas horas expostos ao sol. As pessoas devem passear com o animal em horários antes das 10h e após as 17h”, adverte o veterinário.
Outra preocupação é com os animais mais velhos, com mais de seis anos, que têm tendência à redução na pigmentação natural da pele e precisam de mais cuidados. “Um pet de mais idade precisa usar protetor solar em praticamente todo o corpo. Tanto os animais albinos como os de pele mais escura têm uma despigmentação natural e necessitam de maior proteção possível”, 
Apesar de alguns protetores solares específicos para cães e gatos já estarem disponíveis em pet shops, a maioria dos donos ainda desconhece a necessidade de proteção solar para os animais.
O pouco conhecimento sobre a necessidade de proteger a pele do animal se deve à rara abordagem dos veterinários. “Posso confessar que é um pouco de nossa culpa a não-prevenção. Não temos quase nenhum produto no mercado para a proteção e acabamos não difundindo esse tipo de tratamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário